HISTÓRIA
A Creche e Berçário “Jamile Haddad Maluf”, instituição privada sem fins lucrativos, fundada no dia vinte e cinco (25) de março (03) de mil novecentos e sessenta seis (1966), seu nome foi escolhido em homenagem póstuma aquela que em toda a sua vida se dedicou à causa das crianças desamparadas e que sempre mereceu os aplausos de todos os piratininganos, inicialmente o seu objetivo era “custodiar durante o dia crianças de até sete anos de idade, filhos de mães operárias ou domésticas”, com duas obras sociais, sendo creche para crianças entre três e sete anos de idade e um berçário para crianças de zero a três anos de idade.
A sua fundação contou com o apoio de figuras importantes da época, como do M.M. Juiz de Direito Dr. Nilton Silveira (Presidente Fundador), Sr. José Barduzzi (Secretário “ad-hoc” Fundador), Promotor de Justiça Dr. Antonio Visconti, Prefeito Municipal Wilson Mario dos Santos, Presidente da Câmara José Domingues Caetano e outros presentes que se dispuseram dando o máximo de seus esforços para tornar uma realidade o seu funcionamento e em especial ao casal Dr. Nilton Silveira e Dalva Silveira, que através das palavras da D.ª Edy Falleiros:
“Casal que foi a viga mestra da fundação da Creche e Berçário “Jamile Haddad Maluf”, que lhe deve a sua real e efetiva existência, buscando dar um pouco de amor e carinho à criança desvalida, tão de assistência”
A primeira diretoria ou diretoria fundadora, que foi formada por oito grandes mulheres, a Presidente – D.ª Dalva Guimarães Leite Silveira; Vice-Presidente – D.ª Maria Ignez do Espírito Santo Soares; Secretária – D.ª Edy Falleiros de Mello Barduzzi; Tesoureira – D.ª Nair de Carvalho Timachi; Conselheiras – D.ª Maria do Rosario Barros de Souza, D.ª Sumaia Gebara Farha, D.ª Jacyra Fontes Franco e D.ª Zilda Machado Neves.
Nos primeiros dias de fundação, a instituição contou com doações importantes para seu funcionamento, 10 berços pelo Sr. Sami Elias Farah, fogão a gás pelo Sr. José Comini, geladeira e berço pela Família Santos Senise, além de outras doações feitas por doadores que terão sempre o seu reconhecimento por esta caridade.
E no dia 16 de outubro daquele ano, foi oficialmente inaugurada a Creche e Berçário “Jamile Haddad Maluf”, que passou a funcionar em caráter provisório, no prédio cedido pela Igreja Presbiteriana Independente, na R. Margarido Pires n° 34.
Depois de quase cinco anos, em 1971, sua sede foi transferida para R. 25 de Janeiro, prédio onde funcionava provisoriamente a cadeia pública, que em conjunto com a Prefeitura Municipal, tiveram o prédio reformado.
Neste mesmo período, a instituição foi contemplada por uma ótima doação feita pelo Sr. Elias Miguel Maluf, tratava-se da doação de um terreno anexo onde se encontra a atual sede da instituição.
A Creche e Berçário “Jamile Haddad Maluf” passou por várias diretorias, onde na maioria das vezes continha ou até mesmo era presidida em sua maioria por mulheres, mulheres que sempre deixavam clara a sua vontade e satisfação em não deixar que a vida da instituição venha sofrer algo que possa prejudicar a continuidade a sua missão.
Hoje a Creche e Berçário “Jamile Haddad Maluf” tem 57 anos de fundação, atendendo de forma educacional em média 170 crianças, de ambos os sexos, sempre cumprindo a sua missão inicial, que é cuidar e amar.